O presente trabalho é oriundo de um conjunto de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade – PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé- PB. Com o intuito de apresentar a importância das excursões como ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores, tanto de escolas de ensino básico como nas próprias universidades, para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem, sendo entendido como vivências e somando experiências na vida dos seus alunos, e para se próprios. Dessa forma, nosso trabalho traz uma experiência de excursão promovida pelo subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, do PIBID Diversidade, que contou com a participação de duas turmas de licenciandos em Educação do Campo e bolsistas, para o Refúgio Ecológico Charles Darwin, em Igarassu- PE. O trabalho foi elaborado através da pesquisa de artigos científicos e matérias sobre a temática (excursões didáticas). A literatura obtida serviu de embasamento teórico para a abordagem e reflexão do tema e sua discussão. Este local foi escolhido por ser referência em educação ambiental, turismo ecológico e manejo florestal há décadas e também por ser uma reserva de notória biodiversidade. Esta excursão proporcionou aos alunos uma vivência extraclasse, fez entender a importância de apresentar essa linha pedagógica para os interessados. Foi uma experiência enriquecedora que fez a turma compreender como essas atividades podem contribuir de forma positiva para que os alunos, sejam eles, da educação básica ou de universidades, se engajem de forma mais séria em atividades pedagógicas, realçando o interesse desses. Concluímos que aulas de campo na forma de excursão é uma forma de mediação pedagógica que contribui no desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno. Essas excursões pedagógicas propiciam aos alunos uma conexão da teoria com a prática educacional em prol de um melhor aperfeiçoamento para a construção do conhecimento. Permitem uma interação entre o conteúdo aprendido em sala de aula com o vislumbre e a contemplação da realidade in situ.