SOUSA, Rayssa Kathleen Ramalho De. O ensino de língua através do gênero textual. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16407>. Acesso em: 21/11/2024 17:55
Buscamos na nossa pesquisa refletir, considerando o pensamento freiriano, sobre os documentos oficiais, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e, também, de estudiosos como Bento (2013), Vilaça (2012), Carvalho (2013) e Araújo (2014). Ao suscitar a importância de serem produzidos materiais eficazes e adequados para o contexto social e econômico dos alunos que os utilizarão, conseguiremos ampliar a capacidade cognitiva destes aprendizes, aumentar seu senso crítico e sua visão de mundo. A tarefa não é fácil, mas pretendemos a partir desse recurso nortear a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de línguas para a abrangência que pode ter o MD.