Na atualidade tem-se estudado a percepção de adolescentes sobre o entendimento da transição da infância para a idade adulta. Esse estudo tem o objetivo de conhecer a percepção dos adolescentes acerca das ações de orientação sexual realizadas em uma escola de ensino médio do interior do estado do Ceará na cidade de Barro. Optou-se pela pesquisa quali-quantitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, contemplando questões de ordem objetivas e subjetivas a respeito do tema em questão. Os resultados indicam que 60% dos estudantes entrevistados são do sexo feminino e 40% do sexo masculino, com idade média de 17 anos. Do total de entrevistados 97% consideram importante a presença da educação sexual no ensino médio, 90% detêm conhecimento das principais DSTs que são vinculadas pela mídia, dentre elas AIDs/HIV sendo a mais conhecida. Destes, 80% informaram que o conteúdo sobre DSTs é abordado em sala de aula, com ênfase na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, ficando a desejar a compreensão das alterações biopsicossociais. Do total 40% possuem diálogo na família sobre a sexualidade e as mudanças biopsicossociais. Em contra partida, 60% informou que não possuem diálogo com os pais sobre essa temática. O presente estudo possibilitou refletir sobre os resultados obtidos que indicam uma necessidade da ampliação dos conteúdos ministrados no contexto escolar sobre sexualidade, bem como um dialogo mais consistente e eficaz no ambiente familiar.