O presente trabalho objetivou conhecer a opinião dos graduandos da Licenciatura em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens do IEMCI/UFPA em relação ao estagio obrigatório docente e como os respectivos discentes o avaliam para contribuições e aprendizagem na/para sua futura prática pedagógica. A pesquisa foi um estudo de caso, descritiva e de opinião. Participaram 28 acadêmicos que estavam em período de estagio obrigatório, que responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi os indicadores e frequência percentual. Através da pesquisa podemos concluir que apesar dos discentes apontarem pontos negativos ocorridos durante o estagio em sua grande maioria avaliam este como algo imprescindível para sua formação onde além de proporcionar conhecer a realidade do espaço de futuro trabalho, permite também um momento de reflexão acerca dos problemas/dificuldades encontrados; para que os mesmos sejam superados através da confrontação desses tendo como base os questionamentos e a reflexibilidade, para assim poder repensar o seu saber, buscando a mudança do seu futuro fazer docente.