Este artigo visa discutir sobre o ensino de língua materna e os eventos de letramento realizados em sala de aula com o intuito de priorizar a leitura e escrita como práticas sociais, assim como revelar e ampliar as múltiplas competências de uso da linguagem e de suas modalidades. Os dados utilizados para este estudo são provenientes de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, conduzida em uma escola da rede pública estadual de Teresina-PI. O corpus constitui-se de dois eventos: um Círculo de leitura, e uma Oficina de leitura e produção, ambos desenvolvidos em colaboração entre a professora de Língua Portuguesa e monitores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Piauí, e, aplicados aos alunos de 3º ano do Ensino Médio. Após a análise dos dados foi possível considerar que eventos como estes, que focalizam a interação comunicativa entre os participantes, contribuem substancialmente para a ampliação das habilidades e competências de uso da leitura e escrita dos estudantes, uma vez que o trabalho didático centra-se na funcionalidade da língua escrita e de outras modalidades de linguagem dentro daquele contexto situacional. Sendo assim, torna-se fundamental o planejamento e a organização de uma abordagem didática que objetive proporcionar múltiplas práticas de leitura e escrita, a partir do trabalho com textos, gêneros e mídias em diferentes linguagens e semioses, e contextos socioculturais. Para a elaboração deste trabalho, tomamos como suporte teórico-metodológico os fundamentos contidos em Erickson (1988), Kleiman (1995), Marcuschi (2001, 2005), Rojo (2009), Soares (2012), dentre outros.