Ensinar nunca foi tarefa fácil, nem antigamente nem tão pouco nos dias de hoje, onde é possível ver um grande leque de informações se desenvolvendo de forma bastante acelerada, as informações e/ou aprendizagens são inevitáveis, pois, elas vêm de todos os lugares. O simples fato de ligar a televisão, acessar a internet e até mesmo uma roda de amigos é possível encontrar informações que contribuem na educação informal dos jovens. No entanto, não é de hoje que o livro didático participa ativamente do dia a dia dos docentes e discentes que dele fazem uso. Porém muitos livros não retratam fidedignamente a realidade de muitas escolas e suas regiões, fazendo com que a escolha do livro didático seja uma tarefa de bastante responsabilidade. Com base nisso, o objetivo foi realizar uma análise investigativa do livro didático de biologia, a respeito de como é feita essa seleção e se ela atende as necessidades daqueles que dele se utilizarão. Dessa forma foram selecionados três livros de diferentes autores, onde a partir da investigação foi escolhido apenas um, sendo esse o que atendeu as exigências descritas no Programa Nacional do Livro Didático, as necessidades dos alunos e realidade local.