Este artigo objetiva mostrar como a temática Água pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem e Matemática através de execução de oficinas envolvendo o conteúdo de funções. Elas foram executadas em uma escola da rede pública que está vinculada ao PIBID e surgiram mediante a necessidade de contextualizar e dinamizar a Matemática a partir de temas e situações reais vividos pela comunidade (como por exemplo a seca) bem como a de utilizar o tema Água como proposta interdisciplinar. Além de motivação, as oficinas trouxeram dinamismo as aulas de Matemática. Torna-se evidente o desempenho dos educandos no que se refere a aprendizagem quando os conteúdos podem ser relacionados de alguma forma com temáticas que fazem parte do cotidiano dos educandos. O PIBID é um programa essencial nos cursos de licenciatura pois, ao mesmo tempo que propicia uma melhor formação aos estudantes de licenciatura, oferece a oportunidade de vivenciar e atuar diretamente com a educação básica. As oficinas realizadas juntamente com o professor da turma, tornaram-se proveitosas pois propiciaram um ambiente de aprendizagem significativa