Inúmeros estudos vêm sendo realizados com relação ao estabelecimento da atividade do professor-pesquisador. No entanto, há divergências entre as ideias propostas na literatura, em relação a prática de pesquisa pelo professor da educação básica e a realidade por ele vivenciada. Percebendo esse fato, o presente artigo tem por objetivo levantar discussões acerca da relação que se estabelece entre o professor e a pesquisa dentro da atual realidade da educação básica do país. Para nortear tal discussão, tomamos por base a ideia de que, no momento em que o sujeito assume o papel de docente/educador, ele se depara com inúmeros desafios que precisam ser superados e que podem ser tomados como ponto de apoio para o desenvolvimento do seu trabalho. Nesse contexto, a sala de aula constitui-se enquanto um rico e amplo campo de investigação, e, é na escola que o profissional educador deve buscar o suporte e as condições necessárias para o melhor desenvolvimento de sua profissão. Como aporte teórico que subsidiou nossa pesquisa, destacamos a ideias propostas por autores como BAGNO (2007); LUDKE (2002) e FREIRE (1996), na medida em que propõem o trabalho de pesquisa aliado à prática docente do professor da escola básica.