O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil sobre os processos de leitura e escrita explorando a literatura infantil no laboratório de informática e o uso do computador como recurso pedagógico na sala de aula por meio de atividades explorando a linguagem oral e escrita. Teve por objetivo complementar a formação do aluno, expondo as experiências iniciais da práxis docente, através de vivências no campo de intervenção no curso de Licenciatura em Computação, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII – Patos. Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, em sites, livros e periódicos científicos, com ênfase nas discussões de Pimenta (2005) e Lévy (1999) sobre o tema. Dessa maneira, pretende-se contribuir para a prática do uso do computador como recurso pedagógico a partir de softwares educativos que desenvolvem no educando a coordenação motora, a leitura e o raciocínio lógico. A presença crescente das TIC aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como para novas concepções e possibilidades pedagógicas.