Introdução: No intuito de aprimorar a formação do docente da educação infantil numa perspectiva de desenvolver estudos na área educacional, o projeto O BRINCAR FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA NA ESCOLA, que está em execução desde o ano de 2011, visa atender as necessidades dos infantes, vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFPB) na Escola de Educação Básica da UFPB. Esse projeto parte do pressuposto de evidenciar o que é a educação infantil, não dissociando o cuidar do educar já que esses dois âmbitos envolvem o desenvolvimento integral da criança abordando seus múltiplos aspectos que objetiva o aprender brincando. Podemos destacar que a educação infantil é marcada por grandes mudanças e muitas conquistas, trazendo à tona uma discussão pertinente e constante acerca do atendimento adequado a criança pequena. É nesse cenário de conquistas que surge a importância de colocarmos em pauta o brincar como eixo principal nas práticas educativas ligadas a escola infantil. O brincar é entendido como um direito da criança, além de favorecer todo o processo de desenvolvimento propiciando situações interativas e ricas em estímulos. Teoricamente acreditamos que esta pesquisa tem contribuído para uma reflexão crítica da relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com a brincadeira, as atividades pedagógicas lúdicas que podem favorecer esse processo, se o professor consegue ter a clareza dessa relação utilizando, de fato, a brincadeira nos seus planejamentos de aula, e como a psicopedagogia pode auxiliar nesse processo de construção e planejamento das atividades. Metodologia: Este projeto é definido como uma pesquisa de origem etnográfica, que é realizada pela integração de dois campis, o Campus I com o curso de Psicopedagogia e o Campus IV com o curso de Pedagogia. As atividades são realizadas na Escola de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB e numa escola pública de Mamanguape. Tendo atividades e procedimentos metodológicos com os professores das duas instituições infantis, atividades lúdicas com as crianças; atividades para integração dos professores e bolsistas às reais necessidades de todos os integrantes do projeto. Resultados: A pesquisa encontra-se em andamento, dando continuidade as atividades realizadas nos anos anteriores. Discussões: É importante compreender o brincar como atividade natural da criança, e que através dele, o professor tem como trabalhar o seu desenvolvimento de forma integral, atendendo às necessidades da criança e respeitando o seu desejo e direito de brincar. Diante dos nossos estudos, podemos afirmar que a escola infantil é o espaço em que a criança passa bastante tempo, por conseguinte, é necessário que, aos olhos da própria criança, seja um espaço acolhedor, agradável, e ao mesmo tempo desafiador e instigante. (ESCARIÃO, 2009). Almeja-se que este estudo beneficie de um modo amplo a reflexão da produção de práticas educativas que favoreçam de modo positivo e crescente a educação infantil, tanto no que diz respeito à formação dos sujeitos envolvidos, quanto no plano das instituições do sistema público de ensino. Conclusão: A pesquisa encontra-se em andamento desde abril de 2015, com previsão de conclusão em dezembro do ano corrente.