O DESENVOLVIMENTO PLENO DE CRIANÇAS PEQUENAS ATRAVÉS DO BRINCAR EM INSTITUIÇÕES INFANTIS
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Esse projeto parte do pressuposto de evidenciar o que é a educação infantil, não dissociando o cuidar do educar já que esses dois âmbitos envolvem o desenvolvimento integral da criança abordando seus múltiplos aspectos que objetiva o aprender brincando. Podemos destacar que a educação infantil é marcada por grandes mudanças e muitas conquistas, trazendo à tona uma discussão pertinente e constante acerca do atendimento adequado a criança pequena. É nesse cenário de conquistas que surge a importância de colocarmos em pauta o brincar como eixo principal nas práticas educativas ligadas a escola infantil. O brincar é entendido como um direito da criança, além de favorecer todo o processo de desenvolvimento propiciando situações interativas e ricas em estímulos. 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Almeja-se que este estudo beneficie de um modo amplo a reflexão da produção de práticas educativas que favoreçam de modo positivo e crescente a educação infantil, tanto no que diz respeito à formação dos sujeitos envolvidos, quanto no plano das instituições do sistema público de ensino. Conclusão: A pesquisa encontra-se em andamento desde abril de 2015, com previsão de conclusão em dezembro do ano corrente." 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