O presente artigo refere-se a resultados de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica sobre a experiência dos discentes no Programa de Iniciação Profissional de Bolsas Institucionais, ofertadas por meio da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, com locus no Campus Natal-Central, realizada no ano de 2014, proveniente de orientação de estágio curricular do Curso de Serviço Social. O foco do corrente estudo é compreender a experiência dos discentes no aludido Programa e como ele pode influenciar no processo formativo. A metodologia do trabalho segue o enfoque de abordagem qualitativa, com a aplicação de questionário semi-estruturado, cujo fundamento reside no materialismo histórico dialético a fim de perceber o contexto de sociedade e da política educacional numa perspectiva comprometida com a formação humana integral, com embasamento em estudos de Moura, Frigotto e Ramos, dentre outros teóricos da educação na linha de trabalho e educação. Com base nos resultados mostramos a perspectiva dos discentes no PIBIP contribui para sua formação na dimensão social, acadêmica e do trabalho, este proposto sob o ponto de vista de princípio educativo, embora a principal finalidade das bolsas institucionais ao discente seja a permanência escolar de acordo com a proposição da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Revela ainda que, a participação dos discentes no PIBIP não interfere no seu rendimento escolar, e propicia a aprendizagem de novos conhecimentos e uma prévia experiência para o mundo do trabalho.