Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA SALA DE AULA: ENTRE O ÉTICO E O ESTÉTICO

Palavra-chaves: MONTEIRO LOBATO, LITERATURA, ÉTICA, ESTÉTICA, ESTÉTICA Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica a respeito da literatura de Monteiro Lobato no universo escolar. Literatura esta que se encontra afastada tanto do universo escolar, bem como, do universo acadêmico. Tendo dessa forma, como objetivo principal a compreensão da importância da leitura literária para a formação da criança como sujeito ativo, mediante o processo ensino-aprendizagem a partir das obras de Monteiro, na formação de leitores críticos. Os questionamentos que motivaram nossa pesquisa foram: É possível ler as obras lobatianas com crianças da atualidade? Se sim, como? Sua leitura contribui para a formação de novos leitores? Quanto ao seu caráter ideológico, até que pontos questões sociais impedem esse desenvolvimento em sala? Como essa literatura vem dialogando com as crianças da modernidade? Diagnosticados os problemas quanto à leitura das obras de Monteiro, na sala, percebeu-se um gosto pela leitura literária desse autor que encanta, desperta e torna o leitor um ser crítico e pensante diante o meio que o cerca. O trabalho desenvolvido subsidiou-se na seguinte base teórica: Corsino (2009), Cosson (2006), Lajolo (1985, 1998), Yunes (1988), Queirós (2012) e Zilberman (1982). Enfim, o estudo bibliográfico, aqui apresentado, mostra que é possível trabalhar a obra lobatiana na sala de aula, contribuindo para a superação das dificuldades de aprendizagem dos discentes, despertando dessa forma, o gosto por uma leitura que emociona e envolve o leitor.

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