MELO, Bruno Santos et al.. Práticas de leitura: entre espaços, ambientes e meios. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16769>. Acesso em: 21/11/2024 17:03
A proposta deste trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas de leituras no ambiente escolar e fora dele. Através de uma pesquisa quantitativa procura-se evidenciar como essa prática tem sido vivenciada por estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Embora a formação do leitor seja uma das principais tarefas da escola, essa é uma realidade que ainda está muito escassa no ambiente escolar. Muitas vezes a escola não está focada na formação de leitores, buscando ênfases em outras áreas do conhecimento que estão longe da realidade de seus alunos. Para fundamentar essas discussões recorreu-se às contribuições de Certau (2001), Manguel (1997), Pietri (2007), entre outros.