O presente trabalho tem por objetivo analisar o agir por meio de práticas discursivas docentes, desveladas em forma de um diário de aulas. O diário em questão, publicado em um blog reflexivo (REICHMANN, 2009) traz à tona diversos aspectos que circundam a atividade educacional. O referido diário foi escrito por uma professora iniciante (PI) que, na época, cursava a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. Pautados na definição de trabalho docente proposta por Machado (2007, 2009), nas características constituintes da atividade educacional e no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), corrente teórica e metodológica interdisciplinar desenvolvida por Bronckart (1999) que defende que as condutas humanas resultam de um processo histórico de socialização, mapearemos as modalizações apreciativas a fim de desvelar os temas e as características do trabalho docente (MACHADO, 2007, 2009). Ao final da análise, constatamos que as características que constituem o trabalho docente, encontradas no diário analisado, explicitam as implicações pedagógicas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, apontando para possíveis soluções ou alternativas de possibilitam melhorias dos conflitos em sala de aula enfrentados pela PI. Verificamos ainda que o diário configura-se como um instrumento (AMIGUES, 2004) muito eficaz no contexto de formação de professores de línguas, pois dá voz ao professor e desencadeia um processo de (auto)reflexão sobre o ensino como trabalho.