LEITURAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE FORMAÇÃO PERMANENTE – PROINFO INTEGRADO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16235 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 1529 "titulo" => "LEITURAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE FORMAÇÃO PERMANENTE – PROINFO INTEGRADO" "resumo" => "A pesquisa objetiva identificar, numa perspectiva freiriana, que leituras os professores da rede de ensino de Parelhas/RN fazem dos cursos de formação continuada que realizam, a partir da participação nos 03 (três) cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). A escolha desta temática deu-se em razão da curiosidade de querer conhecer as contribuições que a referida formação deu e ainda está dando ao processo de ensino e aprendizagem, face às questões a respeito da formação do professor para a utilização pedagógica das TIC. A pesquisa foi realizada junto a 05 (cinco) escolas, sendo 04 (quatro) municipais e 01 (uma) da rede estadual. Não foi adotado nenhum critério de escolha dos professores que participariam da pesquisa. Essa participação se deu de forma voluntária, tendo como parâmetro ter sido um professor-cursista do ProInfo Integrado. Um total de 21 (vinte e um) professores respondeu ao questionário aplicado pela formadora que ministrou os 03 (três) cursos do referido Programa. Para Freire, a formação permanente tem como base a prática de analisar a prática. Percebe-se, nas respostas dadas pelos professores, que os mesmos reconhecem a necessidade dessa formação permanente como um dos caminhos para melhoria da qualidade da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁXIS, TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1529_05092015215356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES VALENTIM BARBALHO" "autor_nome_curto" => "LOURDES VALENTIM" "autor_email" => "lourdesvalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16235 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 1529 "titulo" => "LEITURAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE FORMAÇÃO PERMANENTE – PROINFO INTEGRADO" "resumo" => "A pesquisa objetiva identificar, numa perspectiva freiriana, que leituras os professores da rede de ensino de Parelhas/RN fazem dos cursos de formação continuada que realizam, a partir da participação nos 03 (três) cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). A escolha desta temática deu-se em razão da curiosidade de querer conhecer as contribuições que a referida formação deu e ainda está dando ao processo de ensino e aprendizagem, face às questões a respeito da formação do professor para a utilização pedagógica das TIC. A pesquisa foi realizada junto a 05 (cinco) escolas, sendo 04 (quatro) municipais e 01 (uma) da rede estadual. Não foi adotado nenhum critério de escolha dos professores que participariam da pesquisa. Essa participação se deu de forma voluntária, tendo como parâmetro ter sido um professor-cursista do ProInfo Integrado. Um total de 21 (vinte e um) professores respondeu ao questionário aplicado pela formadora que ministrou os 03 (três) cursos do referido Programa. Para Freire, a formação permanente tem como base a prática de analisar a prática. Percebe-se, nas respostas dadas pelos professores, que os mesmos reconhecem a necessidade dessa formação permanente como um dos caminhos para melhoria da qualidade da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁXIS, TECNOLOGIA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1529_05092015215356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES VALENTIM BARBALHO" "autor_nome_curto" => "LOURDES VALENTIM" "autor_email" => "lourdesvalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }