A pesquisa objetiva identificar, numa perspectiva freiriana, que leituras os professores da rede de ensino de Parelhas/RN fazem dos cursos de formação continuada que realizam, a partir da participação nos 03 (três) cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). A escolha desta temática deu-se em razão da curiosidade de querer conhecer as contribuições que a referida formação deu e ainda está dando ao processo de ensino e aprendizagem, face às questões a respeito da formação do professor para a utilização pedagógica das TIC. A pesquisa foi realizada junto a 05 (cinco) escolas, sendo 04 (quatro) municipais e 01 (uma) da rede estadual. Não foi adotado nenhum critério de escolha dos professores que participariam da pesquisa. Essa participação se deu de forma voluntária, tendo como parâmetro ter sido um professor-cursista do ProInfo Integrado. Um total de 21 (vinte e um) professores respondeu ao questionário aplicado pela formadora que ministrou os 03 (três) cursos do referido Programa. Para Freire, a formação permanente tem como base a prática de analisar a prática. Percebe-se, nas respostas dadas pelos professores, que os mesmos reconhecem a necessidade dessa formação permanente como um dos caminhos para melhoria da qualidade da educação básica.