GONÇALVES, Júlia Neves. Memorial: uma auto reflexão do trabalho docente. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16279>. Acesso em: 05/11/2024 16:04
Partindo do pressuposto de que para haver uma profissionalização do ofício de professor faz-se necessário sobretudo uma prática reflexiva, o presente artigo foi idealizado com o intuito de revisar todo conhecimento adquirido ao longo de quatro anos de graduação no curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e principalmente analisar de que forma toda essa trajetória contribuiu para o desenvolvimento do nosso perfil de profissional das Letras e da Educação. Em termos metodológicos, o presente trabalho está organizado na descrição das principais experiências e reflexões vivenciadas e proporcionadas pelo curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, divididos em dois grandes eixos convergentes: o ensino e a Língua Portuguesa. Para tal procuramos nos embasar em autores de destaque no cerne dos conhecimentos pedagógicos como PIMENTA& LIMA (2004), DINIZ (2000), GÓMEZ (1998), FERRAZ & BELHOT (2010) e TARDIF (2009) e no tangente as teorias que abarcam os conhecimentos linguísticos tomamos como referências as teorias de BAKHTIN (1995), PAVEAU (2006), e FERRAREZI (2012).