Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15737
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 3966
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "O professor de Geografia como cientista que estuda o espaço e as relações entre homem/meio e suas transformações, torna-se um educador capacitado para apresentar as problemáticas ambientais aos alunos, além de incluir conteúdos dos livros e trabalhá-los sistematicamente e interdisciplinarmente, desenvolvendo a conscientização ambiental reflexiva a partir do estudo do meio. Nessa perspectiva, este estudo objetivou trabalhar as relações harmoniosas e conflituosas históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos, identificar especificidades: características físicas e biológicas dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica. Este trabalho se estruturou em torno do tripé: pesquisa, planejamento e ação, sendo realizadas ações com alunos do 6° e 7° anos de uma escola de Campina Grande, Paraíba, durante o segundo semestre de 2014. Houve a promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos, através de aulas expositivas, dialógicas e interacionais, e pesquisas em gabinete realizadas pelos alunos que objetivavam levantamentos sobre a área do estudo de campo. Os resultados foram positivos, possibilitando aproximação e conscientização dos alunos com os biomas paraibanos, além de apresentar a importância da pesquisa como ferramenta de aprendizagem no ensino básico desde que supervisionada pelo professor da disciplina. Ao final, o estudo do meio possibilitou a compreensão dos conteúdos e dinamização da disciplina, também foi perceptível a motivação dos alunos para desenvolver atividades relacionadas aos conhecimentos adquiridos no estudo.  Conclui-se que a prática do estudo do meio é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento, proporcionando novas experiências e construindo uma relação consciente e interdisciplinar entre aluno e natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3966_12082015143346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICK CABRAL DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RICK CUNHA"
    "autor_email" => "cabral_cunha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15737
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 484
    "inscrito_id" => 3966
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "O professor de Geografia como cientista que estuda o espaço e as relações entre homem/meio e suas transformações, torna-se um educador capacitado para apresentar as problemáticas ambientais aos alunos, além de incluir conteúdos dos livros e trabalhá-los sistematicamente e interdisciplinarmente, desenvolvendo a conscientização ambiental reflexiva a partir do estudo do meio. Nessa perspectiva, este estudo objetivou trabalhar as relações harmoniosas e conflituosas históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos, identificar especificidades: características físicas e biológicas dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica. Este trabalho se estruturou em torno do tripé: pesquisa, planejamento e ação, sendo realizadas ações com alunos do 6° e 7° anos de uma escola de Campina Grande, Paraíba, durante o segundo semestre de 2014. Houve a promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos, através de aulas expositivas, dialógicas e interacionais, e pesquisas em gabinete realizadas pelos alunos que objetivavam levantamentos sobre a área do estudo de campo. Os resultados foram positivos, possibilitando aproximação e conscientização dos alunos com os biomas paraibanos, além de apresentar a importância da pesquisa como ferramenta de aprendizagem no ensino básico desde que supervisionada pelo professor da disciplina. Ao final, o estudo do meio possibilitou a compreensão dos conteúdos e dinamização da disciplina, também foi perceptível a motivação dos alunos para desenvolver atividades relacionadas aos conhecimentos adquiridos no estudo.  Conclui-se que a prática do estudo do meio é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento, proporcionando novas experiências e construindo uma relação consciente e interdisciplinar entre aluno e natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3966_12082015143346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICK CABRAL DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RICK CUNHA"
    "autor_email" => "cabral_cunha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O professor de Geografia como cientista que estuda o espaço e as relações entre homem/meio e suas transformações, torna-se um educador capacitado para apresentar as problemáticas ambientais aos alunos, além de incluir conteúdos dos livros e trabalhá-los sistematicamente e interdisciplinarmente, desenvolvendo a conscientização ambiental reflexiva a partir do estudo do meio. Nessa perspectiva, este estudo objetivou trabalhar as relações harmoniosas e conflituosas históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos, identificar especificidades: características físicas e biológicas dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica. Este trabalho se estruturou em torno do tripé: pesquisa, planejamento e ação, sendo realizadas ações com alunos do 6° e 7° anos de uma escola de Campina Grande, Paraíba, durante o segundo semestre de 2014. Houve a promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos, através de aulas expositivas, dialógicas e interacionais, e pesquisas em gabinete realizadas pelos alunos que objetivavam levantamentos sobre a área do estudo de campo. Os resultados foram positivos, possibilitando aproximação e conscientização dos alunos com os biomas paraibanos, além de apresentar a importância da pesquisa como ferramenta de aprendizagem no ensino básico desde que supervisionada pelo professor da disciplina. Ao final, o estudo do meio possibilitou a compreensão dos conteúdos e dinamização da disciplina, também foi perceptível a motivação dos alunos para desenvolver atividades relacionadas aos conhecimentos adquiridos no estudo. Conclui-se que a prática do estudo do meio é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento, proporcionando novas experiências e construindo uma relação consciente e interdisciplinar entre aluno e natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.