O professor de Geografia como cientista que estuda o espaço e as relações entre homem/meio e suas transformações, torna-se um educador capacitado para apresentar as problemáticas ambientais aos alunos, além de incluir conteúdos dos livros e trabalhá-los sistematicamente e interdisciplinarmente, desenvolvendo a conscientização ambiental reflexiva a partir do estudo do meio. Nessa perspectiva, este estudo objetivou trabalhar as relações harmoniosas e conflituosas históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos, identificar especificidades: características físicas e biológicas dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica. Este trabalho se estruturou em torno do tripé: pesquisa, planejamento e ação, sendo realizadas ações com alunos do 6° e 7° anos de uma escola de Campina Grande, Paraíba, durante o segundo semestre de 2014. Houve a promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos, através de aulas expositivas, dialógicas e interacionais, e pesquisas em gabinete realizadas pelos alunos que objetivavam levantamentos sobre a área do estudo de campo. Os resultados foram positivos, possibilitando aproximação e conscientização dos alunos com os biomas paraibanos, além de apresentar a importância da pesquisa como ferramenta de aprendizagem no ensino básico desde que supervisionada pelo professor da disciplina. Ao final, o estudo do meio possibilitou a compreensão dos conteúdos e dinamização da disciplina, também foi perceptível a motivação dos alunos para desenvolver atividades relacionadas aos conhecimentos adquiridos no estudo. Conclui-se que a prática do estudo do meio é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento, proporcionando novas experiências e construindo uma relação consciente e interdisciplinar entre aluno e natureza.