Para que a Educação Ambiental (EA) seja trabalhada de forma eficaz, é de fundamental importância abordá-la de acordo com a realidade de cada comunidade escolar. É por esta razão que este trabalho foi associado à Reserva Ecológica Mata do Pau-Ferro (REMPF) e teve como objetivo conhecer se a REMPF é utilizada como instrumento pedagógico pelas professoras do ensino fundamental de uma escola local, além de avaliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da Mata do Pau-Ferro. O trabalho foi realizado com turmas de Ensino Fundamental II, o 6º e o 7º ano, e as professoras das disciplinas de Ciências e Geografia de uma escola próxima a reserva. Constatou-se que os alunos possuem sim um conhecimento sobre a reserva REMPF e que eles entendem, mesmo de forma limitada, a importância que esta reserva representa para o ser humano, porém também é possível observar que o conhecimento ainda é superficial. Além disso, foi evidenciado que a REMPF não é aproveitada de maneira efetiva como ferramenta de auxílio didático nas aulas das professoras e em projetos de EA das escolas estudadas. Apesar das professoras alegarem ter conhecimento sobre a REMPF, é difícil utilizá-lo como exemplo nas aulas, provavelmente porque as professoras não possuem uma formação que as ajude na contextualização dos conteúdos com foco na realidade local.