Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16659
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 8215
    "titulo" => "OS PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta comunicação oral tem como um dos objetivos discutir o impacto do surgimento e da evolução das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas da prática docente. Damos ênfase à certa perplexidade dos professores diante  desse verdadeiro “fenômeno”, migrantes digitais que, por mais que se adaptem de maneira rápida ao uso das tecnologias, ainda apresentam “vícios” comportamentais da sua época, em que elas não eram preponderantes como atualmente. Destacamos ainda, diante desse contexto, a necessidade da formação continuada docente e o seu vínculo de complementaridade com a formação inicial, que é datada, tem duração estipulada cronologicamente, enquanto a formação contínua deve durar toda a vida do indivíduo. Finalmente, ilustramos o texto com alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com quarenta professores de matemática do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio da rede pública de um município do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar quanto esses professores conheciam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e como faziam uso delas na sua prática docente. A maioria significativa da amostra valorizou a aplicação das TIC no trabalho docente, afirmando que o seu uso desperta a motivação dos alunos para a aprendizagem, melhorando a receptividade dos mesmos ao conteúdo e aprimorando a formação humana pretendida pela escola. Tudo que “ouvimos” dos professores na pesquisa aponta para a necessidade de inovar a formação e a prática docente, de criar novas metodologias, outras formas de “ser docente”, o que ocorre quando o professor utiliza as TIC como auxiliares nas suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8215_09092015090823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOIZA DA SILVA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "eloizagomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16659
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 8215
    "titulo" => "OS PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta comunicação oral tem como um dos objetivos discutir o impacto do surgimento e da evolução das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas da prática docente. Damos ênfase à certa perplexidade dos professores diante  desse verdadeiro “fenômeno”, migrantes digitais que, por mais que se adaptem de maneira rápida ao uso das tecnologias, ainda apresentam “vícios” comportamentais da sua época, em que elas não eram preponderantes como atualmente. Destacamos ainda, diante desse contexto, a necessidade da formação continuada docente e o seu vínculo de complementaridade com a formação inicial, que é datada, tem duração estipulada cronologicamente, enquanto a formação contínua deve durar toda a vida do indivíduo. Finalmente, ilustramos o texto com alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com quarenta professores de matemática do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio da rede pública de um município do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar quanto esses professores conheciam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e como faziam uso delas na sua prática docente. A maioria significativa da amostra valorizou a aplicação das TIC no trabalho docente, afirmando que o seu uso desperta a motivação dos alunos para a aprendizagem, melhorando a receptividade dos mesmos ao conteúdo e aprimorando a formação humana pretendida pela escola. Tudo que “ouvimos” dos professores na pesquisa aponta para a necessidade de inovar a formação e a prática docente, de criar novas metodologias, outras formas de “ser docente”, o que ocorre quando o professor utiliza as TIC como auxiliares nas suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8215_09092015090823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOIZA DA SILVA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELOIZA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "eloizagomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta comunicação oral tem como um dos objetivos discutir o impacto do surgimento e da evolução das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas da prática docente. Damos ênfase à certa perplexidade dos professores diante desse verdadeiro “fenômeno”, migrantes digitais que, por mais que se adaptem de maneira rápida ao uso das tecnologias, ainda apresentam “vícios” comportamentais da sua época, em que elas não eram preponderantes como atualmente. Destacamos ainda, diante desse contexto, a necessidade da formação continuada docente e o seu vínculo de complementaridade com a formação inicial, que é datada, tem duração estipulada cronologicamente, enquanto a formação contínua deve durar toda a vida do indivíduo. Finalmente, ilustramos o texto com alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com quarenta professores de matemática do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio da rede pública de um município do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar quanto esses professores conheciam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e como faziam uso delas na sua prática docente. A maioria significativa da amostra valorizou a aplicação das TIC no trabalho docente, afirmando que o seu uso desperta a motivação dos alunos para a aprendizagem, melhorando a receptividade dos mesmos ao conteúdo e aprimorando a formação humana pretendida pela escola. Tudo que “ouvimos” dos professores na pesquisa aponta para a necessidade de inovar a formação e a prática docente, de criar novas metodologias, outras formas de “ser docente”, o que ocorre quando o professor utiliza as TIC como auxiliares nas suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.