Esta comunicação oral tem como um dos objetivos discutir o impacto do surgimento e da evolução das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas da prática docente. Damos ênfase à certa perplexidade dos professores diante desse verdadeiro “fenômeno”, migrantes digitais que, por mais que se adaptem de maneira rápida ao uso das tecnologias, ainda apresentam “vícios” comportamentais da sua época, em que elas não eram preponderantes como atualmente. Destacamos ainda, diante desse contexto, a necessidade da formação continuada docente e o seu vínculo de complementaridade com a formação inicial, que é datada, tem duração estipulada cronologicamente, enquanto a formação contínua deve durar toda a vida do indivíduo. Finalmente, ilustramos o texto com alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com quarenta professores de matemática do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio da rede pública de um município do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar quanto esses professores conheciam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e como faziam uso delas na sua prática docente. A maioria significativa da amostra valorizou a aplicação das TIC no trabalho docente, afirmando que o seu uso desperta a motivação dos alunos para a aprendizagem, melhorando a receptividade dos mesmos ao conteúdo e aprimorando a formação humana pretendida pela escola. Tudo que “ouvimos” dos professores na pesquisa aponta para a necessidade de inovar a formação e a prática docente, de criar novas metodologias, outras formas de “ser docente”, o que ocorre quando o professor utiliza as TIC como auxiliares nas suas aulas.