Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO MUNDO SENSÍVEL À RELAÇÃO DE EULER: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOMETRIA, RELAÇÃO DE EULER, ENSINO FUNDAMENTAL II, LEEMAT GRUPO DE PESQUISA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15782
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2375
    "inscrito_id" => 1677
    "titulo" => "DO MUNDO SENSÍVEL À RELAÇÃO DE EULER: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria para as séries iniciais do Ensino Fundamental II, planejada a partir de leituras e discussões em reuniões do Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) – Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre a ausência de geometria em sala de aula nos últimos anos, bem como, sobre a importância de tal conhecimento na formação do aluno; e posta em prática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Tiradentes na cidade de Monteiro localizada no cariri paraibano. Além de argumentarmos a favor da presença de geometria em sala de aula, propomos que seu ensino seja dado partindo-se da geometria espacial para a plana, percorrendo o caminho contrário ao que tradicionalmente é apresentado; especificamente neste trabalho; do mundo sensível à relação de Euler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, RELAÇÃO DE EULER, ENSINO FUNDAMENTAL II, LEEMAT GRUPO DE PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1677_09092015085049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15782
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2375
    "inscrito_id" => 1677
    "titulo" => "DO MUNDO SENSÍVEL À RELAÇÃO DE EULER: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria para as séries iniciais do Ensino Fundamental II, planejada a partir de leituras e discussões em reuniões do Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) – Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre a ausência de geometria em sala de aula nos últimos anos, bem como, sobre a importância de tal conhecimento na formação do aluno; e posta em prática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Tiradentes na cidade de Monteiro localizada no cariri paraibano. Além de argumentarmos a favor da presença de geometria em sala de aula, propomos que seu ensino seja dado partindo-se da geometria espacial para a plana, percorrendo o caminho contrário ao que tradicionalmente é apresentado; especificamente neste trabalho; do mundo sensível à relação de Euler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, RELAÇÃO DE EULER, ENSINO FUNDAMENTAL II, LEEMAT GRUPO DE PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1677_09092015085049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Discorremos neste artigo sobre uma proposta para o ensino de Geometria para as séries iniciais do Ensino Fundamental II, planejada a partir de leituras e discussões em reuniões do Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) – Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre a ausência de geometria em sala de aula nos últimos anos, bem como, sobre a importância de tal conhecimento na formação do aluno; e posta em prática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Tiradentes na cidade de Monteiro localizada no cariri paraibano. Além de argumentarmos a favor da presença de geometria em sala de aula, propomos que seu ensino seja dado partindo-se da geometria espacial para a plana, percorrendo o caminho contrário ao que tradicionalmente é apresentado; especificamente neste trabalho; do mundo sensível à relação de Euler.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.