SOARES, Vanessa Fernandes et al.. Oficina temática: a experimentação na formação docente. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16620>. Acesso em: 21/11/2024 19:31
As aulas experimentais auxiliam no processo de ensino-aprendizagem em biologia, adquirindo uma grande relevância para o meio educacional. Apesar da importância da experimentação no ensino de biologia, essas são minimamente usadas, decorrente da falta de tempo por parte dos docentes, indisponibilidade de material, carência de estrutura e organização dos experimentos a serem realizados. Diante disso, o trabalho visou promover uma oficina temática com materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia. Na oficina, inicialmente foi ministrada uma introdução sobre a influência da experimentação para instrução/conhecimento de discentes e/ou docentes, na qual foram abordados conteúdos de biologia pelas bolsistas do PIBID do curso de Ciências Biológicas da UNEAL para alunos de graduação. Em seguida, ocorreu à realização dos experimentos com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os inscritos na oficina foram divididos em grupos por bancada que continham protocolos experimentais e sempre que necessário podiam contar com a supervisão das bolsistas. Pode-se dizer que os participantes ficaram bem satisfeitos com a oficina, pois puderam conciliar de forma simples conteúdos-chave de biologia com experimentação. Portanto, notou-se que a promoção de aulas experimentais como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem através de oficinas temáticas tem se tornado uma proposta promissora para o processo de formação de docentes.