O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16607 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 7689 "titulo" => "O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015224455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GISSELE" "autor_email" => "gissele@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16607 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 7689 "titulo" => "O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015224455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GISSELE" "autor_email" => "gissele@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }