RESUMO: Esta pesquisa realizada pelos graduandos do curso de ciências sociais da UERN tem como finalidade; abordar a realidade de vida de inúmeras pessoas que necessitam de práticas educativas especiais, sejam elas: crianças, jovens, adultos e idosos, considerando as características cotidianas do universo escolar na cidade de Areia Branca-RN. Viemos através deste trabalho, abordar o cotidiano de duas escolas, uma da rede pública de ensino (E. Profª Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale) e outra da rede privada (Instituto Dantas Monteiro), no intuito de identificar métodos de ensino para crianças, jovens e adultos que tem necessidades educativas especiais, e como os diretores, professores e pais dos alunos abordam essa realidade de vida. Este projeto vem nos mostrar o quanto é importante para os educadores que tiveram formação na graduação e os que não tiveram nenhuma informação sobre o assunto, buscarem métodos que possam contribuir na aprendizagem dos seus alunos, principalmente para aqueles que necessitam de práticas educativas especiais. Percebemos a partir do cotidiano das escolas citadas, estas, acompanham crianças que necessitam de uma educação especializada, mas, nem sempre professores e diretores têm uma formação voltada para a inclusão, como ocorre com a escola IDM. Um grande problema surge quando alguns pais não permitem que seus filhos tenham uma educação especializada nem tampouco admitem que necessitem dela. Futuramente quem sofrerão serão as crianças, posteriormente, os pais pela privação imposta no presente. Na escola pública, existe formação voltada à inclusão, desde sua fundação acolheu os primeiros estudantes, que não conseguem se desvincular.