Vivemos em uma sociedade informatizada, impactada pelos avanços da ciência e tecnologia (Levy, 1999). O desenvolvimento de recursos intelectuais que contribuam para ampliar habilidades funcionais e cognitivas de pessoas com necessidades educativas especiais na área visual pode promover maior autonomia nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo da Geometria Plana é facilmente decodificado nos livros de Matemática em Braile, porém detectamos limitações no ensino da Geometria Espacial. O GEOVOICES, um sistema que estamos desenvolvendo com base em dispositivos microcontrolados, especificamente o Arduino, torna possível realizar a comunicação entre o microcontrolador e aluno. O protótipo integrado ao microcomputador auxilia no estudo de diversas figuras geométricas que está sendo manipulada pelo educando, emitindo mensagens pré-gravadas em um Shield mp3, contendo as características do objeto em estudo. A utilização do GEOVOICES nas aulas de Matemática pode vir a contribuir para a construção do conhecimento de maneira significativa, fornecendo sentido prático com a manipulação das figuras geométricas e o feedback fornecido pelo equipamento, tornando o alunado da educação especial sujeito ativo de sua aprendizagem. Divulgamos o GEOVOICES como mais um instrumento intelectual de acessibilidade para deficientes visuais nos ambientes digitais, suas principais características e modo de funcionamento, apresentando uma compilação do protótipo no contexto educacional e social em um panorama inclusivista.