Este estudo objetiva analisar os indicadores socioeducacionais da região do Maciço de Baturité – Ceará, afim de compreender o perfil da região levando-se em consideração a correlação entre sociedade e educação e as discrepâncias existentes dos sistemas escolares. A metodologia utilizada se respaldou no levantamento bibliográfico para construção do referencial teórico, seguido por pesquisa documental em sítios dos órgãos do Governo do Estado do Ceará e do Brasil. A análise quantitativa da pesquisa em tela justifica-se pela compreensão de números ordinais em busca do entendimento da realidade e do pressuposto de que os dados quantitativos podem inferir a qualidade da educação ofertada. A dinâmica do texto que ora se apresenta inicia-se pela caracterização socioeconômica da região ao desvelar sobre indicadores relativos a população, empregabilidade e produção do mercado e em seguida a análise do cenário educacional da região apresentando os indicadores de acesso e permanência, bem como os resultados das avaliações externas na educação básica do sistema educacional do Maciço de Baturité. Concluímos que é necessário ainda superar o desafio quanto à universalização do ensino fundamental e do ensino médio, a correção de distorções de idade/série e a obtenção de melhores resultados nas proficiências das avaliações internas e externas.