A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15266 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 2027 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA" "resumo" => "O artigo a seguir traz algumas reflexões acerca da percepção do professor sobre a relação família/escola no processo de aprendizagem da criança e nesta perspectiva tem-se como objetivo investigar a presença/ausência da família no processo de aprendizagem da criança. Tem-se ainda como objetivos específicos, dentro da percepção docente, averiguar o acompanhamento dos pais na vida escolar do educando; Elencar alguns fatores que prejudicam a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e por fim identificar o que a escola está fazendo para melhorar a interação da família com a escola. Para realização da pesquisa utilizou-se um questionário contendo cinco perguntas, distribuído aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas do sertão paraibano e cearense. De acordo com os dados obtidos e analisados a percepção tida pelos professores é de que a participação dos pais acompanhando os filhos é fundamental, sendo notável um melhor desenvolvimento dos que tem esse acompanhamento em sua aprendizagem. Alguns fatores observados pelos professores acerca da ausência familiar em acompanhar o filho foram de aspectos tanto sociais em reconhecer a falta de tempo por motivo de trabalho de alguns pais, falha de comunicação da escola com a família, como também pessoais, pela concepção de que, a tarefa de educar seja da escola. E por fim houve unanimidade entre os professores reconhecendo que a escola tem um papel muito significativo e deve promover melhorias que favoreçam essa interação família e escola, a bem da aprendizagem dos seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, FAMÍLIA/ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID2027_31072015104617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALINE SOARES DAMASCENO DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOALINE MELO" "autor_email" => "joalinemelo@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15266 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 2027 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA" "resumo" => "O artigo a seguir traz algumas reflexões acerca da percepção do professor sobre a relação família/escola no processo de aprendizagem da criança e nesta perspectiva tem-se como objetivo investigar a presença/ausência da família no processo de aprendizagem da criança. Tem-se ainda como objetivos específicos, dentro da percepção docente, averiguar o acompanhamento dos pais na vida escolar do educando; Elencar alguns fatores que prejudicam a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e por fim identificar o que a escola está fazendo para melhorar a interação da família com a escola. Para realização da pesquisa utilizou-se um questionário contendo cinco perguntas, distribuído aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas do sertão paraibano e cearense. De acordo com os dados obtidos e analisados a percepção tida pelos professores é de que a participação dos pais acompanhando os filhos é fundamental, sendo notável um melhor desenvolvimento dos que tem esse acompanhamento em sua aprendizagem. Alguns fatores observados pelos professores acerca da ausência familiar em acompanhar o filho foram de aspectos tanto sociais em reconhecer a falta de tempo por motivo de trabalho de alguns pais, falha de comunicação da escola com a família, como também pessoais, pela concepção de que, a tarefa de educar seja da escola. E por fim houve unanimidade entre os professores reconhecendo que a escola tem um papel muito significativo e deve promover melhorias que favoreçam essa interação família e escola, a bem da aprendizagem dos seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, FAMÍLIA/ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID2027_31072015104617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALINE SOARES DAMASCENO DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOALINE MELO" "autor_email" => "joalinemelo@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }