ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15374 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2109 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES" "resumo" => "Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATRIZES, SOFTWARE WINMAT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID262_08092015193840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX" "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15374 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2109 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES" "resumo" => "Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATRIZES, SOFTWARE WINMAT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID262_08092015193840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX" "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }