Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TERRITÓRIO CAMPESINO NOS MARCOS NORMATIVOS: ELEMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA, MARCOS NORMATIVOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16553
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 6333
    "titulo" => "O TERRITÓRIO CAMPESINO NOS MARCOS NORMATIVOS: ELEMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA"
    "resumo" => "O presente trabalho buscou compreender os princípios da Educação do Campo nos marcos normativos destinados a modalidade educativa específica aos povos campesinos. Para dialogar com a legislação da área, elegemos, entre outros: CALDART, 2002; LUDKE, 1986; MACIEL, 2011; MARTINS, 2004; e, ROCHA, PASSOS, CARVALHO, 2004. O estudo elegeu a abordagem qualitativa, contemplando o levantamento documental da legislação da Educação do Campo, PARECER CNE/CEB N. 36 DE 4 DE 12 DE 2001,  RESOLUÇÃO CNE/CEB N. 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002, PARECER CNE/CEB Nº: 1/2006 PARECER CNE/CEB N.3, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2008, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE ABRIL DE 2008, LEI N° 11.947, DE 16 DE JUNHO 2009, DECRETO 6755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009, DECRETO 7352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. A Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999), possibilitou-nos compreender os núcleos de sentidos presentes nos enunciados legais. Os marcos normativos reconhecem os direitos dos povos do campo, bem como destaca a possibilidade de uma educação diferenciada para os povos campesinos. As análises apontaram que a legislação aproxima-se dos princípios da Educação do Campo, uma vez que trazem em si elementos que corroboram com essas perspectivas, apresentadas principalmente no Decreto 7.352, DE 4/11/2010."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA, MARCOS NORMATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID6333_08092015085339.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª IVENI"
    "autor_email" => "ivenilima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE/CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16553
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 6333
    "titulo" => "O TERRITÓRIO CAMPESINO NOS MARCOS NORMATIVOS: ELEMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA"
    "resumo" => "O presente trabalho buscou compreender os princípios da Educação do Campo nos marcos normativos destinados a modalidade educativa específica aos povos campesinos. Para dialogar com a legislação da área, elegemos, entre outros: CALDART, 2002; LUDKE, 1986; MACIEL, 2011; MARTINS, 2004; e, ROCHA, PASSOS, CARVALHO, 2004. O estudo elegeu a abordagem qualitativa, contemplando o levantamento documental da legislação da Educação do Campo, PARECER CNE/CEB N. 36 DE 4 DE 12 DE 2001,  RESOLUÇÃO CNE/CEB N. 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002, PARECER CNE/CEB Nº: 1/2006 PARECER CNE/CEB N.3, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2008, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE ABRIL DE 2008, LEI N° 11.947, DE 16 DE JUNHO 2009, DECRETO 6755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009, DECRETO 7352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. A Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999), possibilitou-nos compreender os núcleos de sentidos presentes nos enunciados legais. Os marcos normativos reconhecem os direitos dos povos do campo, bem como destaca a possibilidade de uma educação diferenciada para os povos campesinos. As análises apontaram que a legislação aproxima-se dos princípios da Educação do Campo, uma vez que trazem em si elementos que corroboram com essas perspectivas, apresentadas principalmente no Decreto 7.352, DE 4/11/2010."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA, MARCOS NORMATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID6333_08092015085339.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mª IVENI"
    "autor_email" => "ivenilima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE/CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho buscou compreender os princípios da Educação do Campo nos marcos normativos destinados a modalidade educativa específica aos povos campesinos. Para dialogar com a legislação da área, elegemos, entre outros: CALDART, 2002; LUDKE, 1986; MACIEL, 2011; MARTINS, 2004; e, ROCHA, PASSOS, CARVALHO, 2004. O estudo elegeu a abordagem qualitativa, contemplando o levantamento documental da legislação da Educação do Campo, PARECER CNE/CEB N. 36 DE 4 DE 12 DE 2001, RESOLUÇÃO CNE/CEB N. 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002, PARECER CNE/CEB Nº: 1/2006 PARECER CNE/CEB N.3, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2008, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE ABRIL DE 2008, LEI N° 11.947, DE 16 DE JUNHO 2009, DECRETO 6755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009, DECRETO 7352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. A Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999), possibilitou-nos compreender os núcleos de sentidos presentes nos enunciados legais. Os marcos normativos reconhecem os direitos dos povos do campo, bem como destaca a possibilidade de uma educação diferenciada para os povos campesinos. As análises apontaram que a legislação aproxima-se dos princípios da Educação do Campo, uma vez que trazem em si elementos que corroboram com essas perspectivas, apresentadas principalmente no Decreto 7.352, DE 4/11/2010.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.