Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS LÚDICOS EM QÚIMICA: LEVANTAMENTO E REVISÃO NO PERIÓDICO “QUÍMICA NOVA NA ESCOLA”

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16216
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1032
    "inscrito_id" => 4419
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS EM QÚIMICA: LEVANTAMENTO E REVISÃO NO PERIÓDICO “QUÍMICA NOVA NA ESCOLA”"
    "resumo" => "Esse Artigo apresenta dados de levantamento acercado ensino e aprendizagem da Química no Ensino Médio durante os últimos seis anos e demonstra se a utilização dos jogos lúdicos tem sido positiva para a compreensão dos assuntos de Química pelos os alunos. Esse trabalho foi realizado através do levantamento bibliográficono periódico Química Nova na Escola (QNEsc), no período de 2009 a 2015, por ser o periódico de maior relevância na área e com ampla circulação nacional e internacional. Foram encontrados sete artigos sobre o tema, os quais trabalharam com temáticas variadas abrangendo os três anos do Ensino Médio. Os resultados apontaram os jogos como ferramentas fundamentais no trabalho do professor, uma vez que podem ser utilizados em variadas temáticas e possibilitam uma maior interação professor-aluno. Na mesma direção, os jogos permitiram que algumas dificuldades de aprendizagem fossem sanadas, visto que o momento de descontração facilitava àqueles com maiores dificuldades a retirada de dúvidas, tanto com o docente quanto com os próprios colegas. Por fim, destaca-se um aumento da produção bibliográfica nas regiões brasileiras, permitindo inferir um maior empenho na melhoria do ensino de Química no país, tradicionalmente relegado o segundo plano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4419_25082015152606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA CUNHA"
    "autor_email" => "luanareine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16216
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1032
    "inscrito_id" => 4419
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS EM QÚIMICA: LEVANTAMENTO E REVISÃO NO PERIÓDICO “QUÍMICA NOVA NA ESCOLA”"
    "resumo" => "Esse Artigo apresenta dados de levantamento acercado ensino e aprendizagem da Química no Ensino Médio durante os últimos seis anos e demonstra se a utilização dos jogos lúdicos tem sido positiva para a compreensão dos assuntos de Química pelos os alunos. Esse trabalho foi realizado através do levantamento bibliográficono periódico Química Nova na Escola (QNEsc), no período de 2009 a 2015, por ser o periódico de maior relevância na área e com ampla circulação nacional e internacional. Foram encontrados sete artigos sobre o tema, os quais trabalharam com temáticas variadas abrangendo os três anos do Ensino Médio. Os resultados apontaram os jogos como ferramentas fundamentais no trabalho do professor, uma vez que podem ser utilizados em variadas temáticas e possibilitam uma maior interação professor-aluno. Na mesma direção, os jogos permitiram que algumas dificuldades de aprendizagem fossem sanadas, visto que o momento de descontração facilitava àqueles com maiores dificuldades a retirada de dúvidas, tanto com o docente quanto com os próprios colegas. Por fim, destaca-se um aumento da produção bibliográfica nas regiões brasileiras, permitindo inferir um maior empenho na melhoria do ensino de Química no país, tradicionalmente relegado o segundo plano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4419_25082015152606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA CUNHA"
    "autor_email" => "luanareine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse Artigo apresenta dados de levantamento acercado ensino e aprendizagem da Química no Ensino Médio durante os últimos seis anos e demonstra se a utilização dos jogos lúdicos tem sido positiva para a compreensão dos assuntos de Química pelos os alunos. Esse trabalho foi realizado através do levantamento bibliográficono periódico Química Nova na Escola (QNEsc), no período de 2009 a 2015, por ser o periódico de maior relevância na área e com ampla circulação nacional e internacional. Foram encontrados sete artigos sobre o tema, os quais trabalharam com temáticas variadas abrangendo os três anos do Ensino Médio. Os resultados apontaram os jogos como ferramentas fundamentais no trabalho do professor, uma vez que podem ser utilizados em variadas temáticas e possibilitam uma maior interação professor-aluno. Na mesma direção, os jogos permitiram que algumas dificuldades de aprendizagem fossem sanadas, visto que o momento de descontração facilitava àqueles com maiores dificuldades a retirada de dúvidas, tanto com o docente quanto com os próprios colegas. Por fim, destaca-se um aumento da produção bibliográfica nas regiões brasileiras, permitindo inferir um maior empenho na melhoria do ensino de Química no país, tradicionalmente relegado o segundo plano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.