Esse Artigo apresenta dados de levantamento acercado ensino e aprendizagem da Química no Ensino Médio durante os últimos seis anos e demonstra se a utilização dos jogos lúdicos tem sido positiva para a compreensão dos assuntos de Química pelos os alunos. Esse trabalho foi realizado através do levantamento bibliográficono periódico Química Nova na Escola (QNEsc), no período de 2009 a 2015, por ser o periódico de maior relevância na área e com ampla circulação nacional e internacional. Foram encontrados sete artigos sobre o tema, os quais trabalharam com temáticas variadas abrangendo os três anos do Ensino Médio. Os resultados apontaram os jogos como ferramentas fundamentais no trabalho do professor, uma vez que podem ser utilizados em variadas temáticas e possibilitam uma maior interação professor-aluno. Na mesma direção, os jogos permitiram que algumas dificuldades de aprendizagem fossem sanadas, visto que o momento de descontração facilitava àqueles com maiores dificuldades a retirada de dúvidas, tanto com o docente quanto com os próprios colegas. Por fim, destaca-se um aumento da produção bibliográfica nas regiões brasileiras, permitindo inferir um maior empenho na melhoria do ensino de Química no país, tradicionalmente relegado o segundo plano.