O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de leitura e produção textual com o uso do gênero carta pessoal como estratégia pedagógica em sala de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, em intercâmbio com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Napoleão Ábdon da Nóbrega, ambas no Estado da Paraíba. Objetivou-se analisar como o uso do gênero carta pessoal pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa nas turmas de 2.º ano do Ensino Médio, através de um relato de experiência. Fundamenta-se teoricamente acerca dos temas: A importância da leitura, a importância dos gêneros textuais para um ensino eficaz e o uso de estratégias para estimular a prática da leitura. O estudo revela que trabalhar com gêneros textuais, considerando-os como uma forma de atualização discursiva da língua e o texto como uma atividade sistemática, unidade de sentido, contribui-se para estimular a leitura e, consequentemente, a produção textual.