Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SUPERVISOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16544
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 3984
    "titulo" => "O SUPERVISOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma monografia que teve como objetivo investigar o papel do Supervisor Escolar na formação continuada dos docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Durante muito tempo essa formação pedagógica ocorria principalmente fora do local de trabalho dos educadores, mas atualmente, há uma forte tendência em valorizar o ambiente escolar como espaço de capacitação. O agente responsável por articular esse processo, juntamente com a direção, é o Supervisor, o qual assume as funções de orientar, integrar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a qualificação de sua equipe. O estudo foi embasado nas teorias de autores da área, como, Saviani (1999), Libâneo (2013), Nóvoa (2013) e Rangel (2014). Para obtenção e análise dos dados a serem discutidos, aplicou-se um questionário a dez professores de diferentes áreas de ensino da instituição. Os resultados demostraram que os docentes reconhecem a importância do Supervisor Escolar no processo ensino-aprendizagem, porém, não verificam a atuação do mesmo no processo de formação. Apontam ainda a necessidade de repensar estratégias que valorizem a escola como lugar de desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3984_10082015203920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA BARREIROS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA LIMA"
    "autor_email" => "carolbarreiros@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16544
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 3984
    "titulo" => "O SUPERVISOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma monografia que teve como objetivo investigar o papel do Supervisor Escolar na formação continuada dos docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Durante muito tempo essa formação pedagógica ocorria principalmente fora do local de trabalho dos educadores, mas atualmente, há uma forte tendência em valorizar o ambiente escolar como espaço de capacitação. O agente responsável por articular esse processo, juntamente com a direção, é o Supervisor, o qual assume as funções de orientar, integrar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a qualificação de sua equipe. O estudo foi embasado nas teorias de autores da área, como, Saviani (1999), Libâneo (2013), Nóvoa (2013) e Rangel (2014). Para obtenção e análise dos dados a serem discutidos, aplicou-se um questionário a dez professores de diferentes áreas de ensino da instituição. Os resultados demostraram que os docentes reconhecem a importância do Supervisor Escolar no processo ensino-aprendizagem, porém, não verificam a atuação do mesmo no processo de formação. Apontam ainda a necessidade de repensar estratégias que valorizem a escola como lugar de desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3984_10082015203920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA BARREIROS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA LIMA"
    "autor_email" => "carolbarreiros@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo é fruto de uma monografia que teve como objetivo investigar o papel do Supervisor Escolar na formação continuada dos docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Durante muito tempo essa formação pedagógica ocorria principalmente fora do local de trabalho dos educadores, mas atualmente, há uma forte tendência em valorizar o ambiente escolar como espaço de capacitação. O agente responsável por articular esse processo, juntamente com a direção, é o Supervisor, o qual assume as funções de orientar, integrar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a qualificação de sua equipe. O estudo foi embasado nas teorias de autores da área, como, Saviani (1999), Libâneo (2013), Nóvoa (2013) e Rangel (2014). Para obtenção e análise dos dados a serem discutidos, aplicou-se um questionário a dez professores de diferentes áreas de ensino da instituição. Os resultados demostraram que os docentes reconhecem a importância do Supervisor Escolar no processo ensino-aprendizagem, porém, não verificam a atuação do mesmo no processo de formação. Apontam ainda a necessidade de repensar estratégias que valorizem a escola como lugar de desenvolvimento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.