Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16113
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 528
    "inscrito_id" => 5847
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de mostrar, através de uma análise, o modelo de gestão escolar colocado em prática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, localizada na cidade de João Pessoa. Tal necessidade surgiu da própria legislação educacional brasileira atual, que endossa a necessidade de implantação deste modelo de gestão escolar. Deste modo, as tentativas de analisar os esforços no sentido de se construir uma gestão escolar verdadeiramente democrática, cuja proposta pedagógica esteja voltada para a educação cidadã e inclusiva de crianças e adolescentes, compõem o principal ingrediente deste texto. A partir de um pacto com a comunidade e através da realização de uma série de parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tem sido desenvolvido um conjunto de ações com o objetivo de se implementar um modelo de gestão escolar, sustentado na participação de todos os atores que compõem a comunidade escolar, cujo objetivo maior é a construção de uma proposta de ensino com vistas à inclusão social e a construção da cidadania de nosso público escolar, composto, essencialmente, por crianças e adolescentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID5847_13082015132915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINO VIRGULINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINO"
    "autor_email" => "svs_historia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16113
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 528
    "inscrito_id" => 5847
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de mostrar, através de uma análise, o modelo de gestão escolar colocado em prática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, localizada na cidade de João Pessoa. Tal necessidade surgiu da própria legislação educacional brasileira atual, que endossa a necessidade de implantação deste modelo de gestão escolar. Deste modo, as tentativas de analisar os esforços no sentido de se construir uma gestão escolar verdadeiramente democrática, cuja proposta pedagógica esteja voltada para a educação cidadã e inclusiva de crianças e adolescentes, compõem o principal ingrediente deste texto. A partir de um pacto com a comunidade e através da realização de uma série de parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tem sido desenvolvido um conjunto de ações com o objetivo de se implementar um modelo de gestão escolar, sustentado na participação de todos os atores que compõem a comunidade escolar, cujo objetivo maior é a construção de uma proposta de ensino com vistas à inclusão social e a construção da cidadania de nosso público escolar, composto, essencialmente, por crianças e adolescentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID5847_13082015132915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINO VIRGULINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SEVERINO"
    "autor_email" => "svs_historia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de mostrar, através de uma análise, o modelo de gestão escolar colocado em prática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, localizada na cidade de João Pessoa. Tal necessidade surgiu da própria legislação educacional brasileira atual, que endossa a necessidade de implantação deste modelo de gestão escolar. Deste modo, as tentativas de analisar os esforços no sentido de se construir uma gestão escolar verdadeiramente democrática, cuja proposta pedagógica esteja voltada para a educação cidadã e inclusiva de crianças e adolescentes, compõem o principal ingrediente deste texto. A partir de um pacto com a comunidade e através da realização de uma série de parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tem sido desenvolvido um conjunto de ações com o objetivo de se implementar um modelo de gestão escolar, sustentado na participação de todos os atores que compõem a comunidade escolar, cujo objetivo maior é a construção de uma proposta de ensino com vistas à inclusão social e a construção da cidadania de nosso público escolar, composto, essencialmente, por crianças e adolescentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.