Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA APAE DE CAMPINA GRANDE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PSICÓLOGO, MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15037
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2214
    "inscrito_id" => 2461
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA APAE DE CAMPINA GRANDE."
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos observar e refletir acerca das práticas que envolvem a atuação da Psicologia no contexto escolar, bem como as possibilidades que se colocam para o Psicólogo no âmbito da educação inclusiva, para que se possa repensar as intervenções realizadas no sentido de construir novas práticas que se coloquem para além dos discursos existentes e que venham a melhorar e enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico e social que abrangem todos os sujeitos entrepostos nesse ambiente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, localizada na cidade de Campina Grande- PB. A pesquisa se deu a partir de uma revisão da literatura, seguida da realização de uma entrevista semi-estruturada com dois profissionais de psicologia atuantes na referida instituição. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas do psicólogo no contexto escolar voltadas aos sujeitos excepcionais, apontando suas possíveis implicações para estes sujeitos, bem como as possibilidades de mediação do profissional de psicologia neste cenário. Foi observado que o principal desafio enfrentado pelos profissionais de psicologia são oriundos das famílias dos sujeitos excepcionais, que os percebem e definem como "incapazes", sendo necessário que se realize uma conscientização dos familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PSICÓLOGO, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID2461_08092015210047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriamonica88@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15037
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2214
    "inscrito_id" => 2461
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA APAE DE CAMPINA GRANDE."
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos observar e refletir acerca das práticas que envolvem a atuação da Psicologia no contexto escolar, bem como as possibilidades que se colocam para o Psicólogo no âmbito da educação inclusiva, para que se possa repensar as intervenções realizadas no sentido de construir novas práticas que se coloquem para além dos discursos existentes e que venham a melhorar e enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico e social que abrangem todos os sujeitos entrepostos nesse ambiente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, localizada na cidade de Campina Grande- PB. A pesquisa se deu a partir de uma revisão da literatura, seguida da realização de uma entrevista semi-estruturada com dois profissionais de psicologia atuantes na referida instituição. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas do psicólogo no contexto escolar voltadas aos sujeitos excepcionais, apontando suas possíveis implicações para estes sujeitos, bem como as possibilidades de mediação do profissional de psicologia neste cenário. Foi observado que o principal desafio enfrentado pelos profissionais de psicologia são oriundos das famílias dos sujeitos excepcionais, que os percebem e definem como "incapazes", sendo necessário que se realize uma conscientização dos familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PSICÓLOGO, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID2461_08092015210047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA VALÉRIA ARAUJO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriamonica88@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Neste trabalho buscamos observar e refletir acerca das práticas que envolvem a atuação da Psicologia no contexto escolar, bem como as possibilidades que se colocam para o Psicólogo no âmbito da educação inclusiva, para que se possa repensar as intervenções realizadas no sentido de construir novas práticas que se coloquem para além dos discursos existentes e que venham a melhorar e enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico e social que abrangem todos os sujeitos entrepostos nesse ambiente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, localizada na cidade de Campina Grande- PB. A pesquisa se deu a partir de uma revisão da literatura, seguida da realização de uma entrevista semi-estruturada com dois profissionais de psicologia atuantes na referida instituição. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas do psicólogo no contexto escolar voltadas aos sujeitos excepcionais, apontando suas possíveis implicações para estes sujeitos, bem como as possibilidades de mediação do profissional de psicologia neste cenário. Foi observado que o principal desafio enfrentado pelos profissionais de psicologia são oriundos das famílias dos sujeitos excepcionais, que os percebem e definem como "incapazes", sendo necessário que se realize uma conscientização dos familiares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.