A relação entre gênero e as dinâmicas de sala de aula é o objeto de estudo deste artigo. A abordagem metodológica foi a pesquisa recursiva de vídeos de sala de aula das turmas de terceiro e sexto ano de uma escola pública de Nova Iguaçu no ano de 2011. O objetivo deste estudo foi investigar e analisar como se baseiam as relações em sala de aula e se a questão do gênero influencia no campo social que é a escola. O estudo apresenta uma análise sobre as relações de poder existentes no contexto da sala de aula. Dentre os autores que contribuíram para a fundamentação teórica do estudo destaca-se Connell (2002), Scott (1994), Hall; Woodward (2007), Connell; Messerschmidt (2013), Demetriou (2001), Althusser (1971), Wetherell; Edley (1999), Douglas (1966). Este artigo inclui os seguintes tópicos: introdução, explicação da temática, motivações e justificativas; Metodologia, resultados e discussões, com as vinhetas etnográficas analisadas e, por fim, a conclusão. Neste sentido, este trabalho pode contribuir para uma maior compreensão das relações de poder que na esfera de gênero naturalizadas nas dinâmicas de sala de aula.