Este trabalho trata-se de um estudo de caso com alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola rural Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, Igaci/AL. O objetivo da pesquisa foi estudar os aspectos relacionados às privações da vida e do ensino que alunos, educandos do 5º ano (última fase do Ensino Fundamental I), enfrentam no cotidiano escolar. Para a realização desse estudo foi, inicialmente efetuada uma pesquisa bibliográfica para análises e fundamentação sobre o tema. Posteriormente, necessitou-se de uma pesquisa de campo, esta realizada no ano de 2012, para evidenciar, em pelo menos uma escola rural – Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, Igaci/AL – As ferramentas metodológicas, questionário e entrevistas, ajudaram na coleta dados, os quais foram fundamentais para identificar as principais faltas de oportunidades que os alunos enfrentam em uma escola com poucos recursos, devido a sua localização e outros fatores de ordem estrutural. Os resultados obtidos de aspecto quantitativo e qualitativo demostraram que a condição do meio físico, organizacional e dos recursos disponíveis para professores e alunos afetam diretamente o desempenho dos profissionais da educação no despertar de habilidades do educando. Assim, espera-se apresentar sugestões através dos resultados expostos, que contribuam para mudanças no contexto escolar da zona rural, a partir do destacamento dos fatores que condicionam o aparecimento e a presença de determinada situação educacional, infelizmente ainda presente nas escolas inseridas em tais localidades.