O PROFESSOR IDEAL A PARTIR DO PROFESSOR REAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16527 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 541 "titulo" => "O PROFESSOR IDEAL A PARTIR DO PROFESSOR REAL" "resumo" => "Resumo: Nos últimos anos temos presenciado uma forte ênfase nas políticas educacionais e propostas curriculares por um ensino mais significativo e emancipador, que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais, atuando de forma ativa e participativa. nas demandas da sociedade. Destacam-se neste cenário educacional, os documentos prescritivos legais voltados para o ensino escolar, responsáveis por nortear a prática pedagógica do professor em sala de aula. Este visa traçar um ideal de professor que nem sempre se faz presente nas instituições de ensino. Frente a esta assertiva, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre uma nova abordagem de ensino, destacando a relevância da avaliação contínua na prática de ensino, a metodologia do professor e o uso de instrumentos tecnológicos que auxiliem o agir docente em exercício. Como procedimentos metodológicos, foi desenvolvido um estudo teórico de documentos legais que discorrem sobre a avaliação contínua, metodologia de ensino e instrumentos tecnológicos no processo de ensino e um estudo de campo refletindo sobre a experiência de um professor acadêmico da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG., descrições de um professor real Os resultados apontam para a necessidade de uma metodologia eficaz e diferenciada, a adoção de instrumentos tecnológicos no processo de ensino, e uma avaliação contínua realizada pelo professor e aluno, ancorando os processos de planejamento e sistematização das atividades e possibilitando uma aprendizagem significativa e dinâmica para o educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ABORDAGEM REFLEXIVA, PROFESSOR IDEAL, PROFESSOR REAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID541_08092015155138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALBOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALBOS" "autor_email" => "albos@computacao.ufcg.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16527 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 541 "titulo" => "O PROFESSOR IDEAL A PARTIR DO PROFESSOR REAL" "resumo" => "Resumo: Nos últimos anos temos presenciado uma forte ênfase nas políticas educacionais e propostas curriculares por um ensino mais significativo e emancipador, que permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais, atuando de forma ativa e participativa. nas demandas da sociedade. Destacam-se neste cenário educacional, os documentos prescritivos legais voltados para o ensino escolar, responsáveis por nortear a prática pedagógica do professor em sala de aula. Este visa traçar um ideal de professor que nem sempre se faz presente nas instituições de ensino. Frente a esta assertiva, o presente estudo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre uma nova abordagem de ensino, destacando a relevância da avaliação contínua na prática de ensino, a metodologia do professor e o uso de instrumentos tecnológicos que auxiliem o agir docente em exercício. Como procedimentos metodológicos, foi desenvolvido um estudo teórico de documentos legais que discorrem sobre a avaliação contínua, metodologia de ensino e instrumentos tecnológicos no processo de ensino e um estudo de campo refletindo sobre a experiência de um professor acadêmico da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG., descrições de um professor real Os resultados apontam para a necessidade de uma metodologia eficaz e diferenciada, a adoção de instrumentos tecnológicos no processo de ensino, e uma avaliação contínua realizada pelo professor e aluno, ancorando os processos de planejamento e sistematização das atividades e possibilitando uma aprendizagem significativa e dinâmica para o educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ABORDAGEM REFLEXIVA, PROFESSOR IDEAL, PROFESSOR REAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID541_08092015155138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALBOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALBOS" "autor_email" => "albos@computacao.ufcg.edu" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }