Objetivamos discutir uma das categorias de análise utilizadas numa pesquisa de mestrado, em particular, a prática pedagógica da professora Fátima, do PPGECM-UEPB vinculada ao Projeto Observatório da Educação. Os sujeitos pesquisados são mestres egressos da turma 2007 e mestrandos da turma 2008 do Programa citado. Objetivamos investigar as práticas pedagógicas e os objetos de estudo dos mestres das turmas dos anos de 2007 e 2008 do PPGECM da UEPB. Por ser uma pesquisa investigativa de caráter qualitativo, a coleta dos dados se deu na forma de documento (Fichas de Matrícula), questionários, observações e entrevistas em três momentos, sendo seu lócus as próprias escolas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II nas cidades de Campina Grande e Queimadas, Paraíba. Os dados da pesquisa foram analisados, levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin e Franco por meio de categorias e subcategorias, sendo elas Formação Docente do Professor; Análise da Prática Pedagógica: as Concepções do Professor; Caracterização da Prática Pedagógica do Professor; Os Saberes Docente e Mobilizando os Saberes Docente para Construção do Conhecimento: a colaboração dos saberes docente. Os resultados desse estudo mostraram que os professores, a partir das reflexões por meio da pesquisa, da leitura dos teóricos e das questões das discussões em sala de aula, adotaram postura de reflexão diante dos embates vividos em seu cotidiano escolar e um novo olhar sobre os diferentes modos de ensinar. Neste artigo a discussão se dará através da análise da categoria: Caracterização da Prática Pedagógica do professor.