Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E UM OLHAR SOBRE PROFESSOR MESTRE: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UM UMA PESQUISA DE MESTRADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16779
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E UM OLHAR SOBRE PROFESSOR MESTRE: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UM UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "Objetivamos discutir uma das categorias de análise utilizadas numa pesquisa de mestrado, em particular, a prática pedagógica da professora Fátima, do PPGECM-UEPB vinculada ao Projeto Observatório da Educação.  Os sujeitos pesquisados são mestres egressos da turma 2007 e mestrandos da turma 2008 do Programa citado. Objetivamos investigar as práticas pedagógicas e os objetos de estudo dos mestres das turmas dos anos de 2007 e 2008 do PPGECM da UEPB. Por ser uma pesquisa investigativa de caráter qualitativo, a coleta dos dados se deu na forma de documento (Fichas de Matrícula), questionários, observações e entrevistas em três momentos, sendo seu lócus as próprias escolas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II nas cidades de Campina Grande e Queimadas, Paraíba. Os dados da pesquisa foram analisados, levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin e Franco por meio de categorias e subcategorias, sendo elas Formação Docente do Professor; Análise da Prática Pedagógica: as Concepções do Professor; Caracterização da Prática Pedagógica do Professor; Os Saberes Docente e Mobilizando os Saberes Docente para Construção do Conhecimento: a colaboração dos saberes docente. Os resultados desse estudo mostraram que os professores, a partir das reflexões por meio da pesquisa, da leitura dos teóricos e das questões das discussões em sala de aula, adotaram postura de reflexão diante dos embates vividos em seu cotidiano escolar e um novo olhar sobre os diferentes modos de ensinar. Neste artigo a discussão se dará através da análise da categoria: Caracterização da Prática Pedagógica do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID100_08092015141731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CRISTINA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CRISTINA"
    "autor_email" => "ednaecf123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16779
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E UM OLHAR SOBRE PROFESSOR MESTRE: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UM UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "Objetivamos discutir uma das categorias de análise utilizadas numa pesquisa de mestrado, em particular, a prática pedagógica da professora Fátima, do PPGECM-UEPB vinculada ao Projeto Observatório da Educação.  Os sujeitos pesquisados são mestres egressos da turma 2007 e mestrandos da turma 2008 do Programa citado. Objetivamos investigar as práticas pedagógicas e os objetos de estudo dos mestres das turmas dos anos de 2007 e 2008 do PPGECM da UEPB. Por ser uma pesquisa investigativa de caráter qualitativo, a coleta dos dados se deu na forma de documento (Fichas de Matrícula), questionários, observações e entrevistas em três momentos, sendo seu lócus as próprias escolas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II nas cidades de Campina Grande e Queimadas, Paraíba. Os dados da pesquisa foram analisados, levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin e Franco por meio de categorias e subcategorias, sendo elas Formação Docente do Professor; Análise da Prática Pedagógica: as Concepções do Professor; Caracterização da Prática Pedagógica do Professor; Os Saberes Docente e Mobilizando os Saberes Docente para Construção do Conhecimento: a colaboração dos saberes docente. Os resultados desse estudo mostraram que os professores, a partir das reflexões por meio da pesquisa, da leitura dos teóricos e das questões das discussões em sala de aula, adotaram postura de reflexão diante dos embates vividos em seu cotidiano escolar e um novo olhar sobre os diferentes modos de ensinar. Neste artigo a discussão se dará através da análise da categoria: Caracterização da Prática Pedagógica do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID100_08092015141731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CRISTINA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CRISTINA"
    "autor_email" => "ednaecf123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Objetivamos discutir uma das categorias de análise utilizadas numa pesquisa de mestrado, em particular, a prática pedagógica da professora Fátima, do PPGECM-UEPB vinculada ao Projeto Observatório da Educação. Os sujeitos pesquisados são mestres egressos da turma 2007 e mestrandos da turma 2008 do Programa citado. Objetivamos investigar as práticas pedagógicas e os objetos de estudo dos mestres das turmas dos anos de 2007 e 2008 do PPGECM da UEPB. Por ser uma pesquisa investigativa de caráter qualitativo, a coleta dos dados se deu na forma de documento (Fichas de Matrícula), questionários, observações e entrevistas em três momentos, sendo seu lócus as próprias escolas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II nas cidades de Campina Grande e Queimadas, Paraíba. Os dados da pesquisa foram analisados, levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin e Franco por meio de categorias e subcategorias, sendo elas Formação Docente do Professor; Análise da Prática Pedagógica: as Concepções do Professor; Caracterização da Prática Pedagógica do Professor; Os Saberes Docente e Mobilizando os Saberes Docente para Construção do Conhecimento: a colaboração dos saberes docente. Os resultados desse estudo mostraram que os professores, a partir das reflexões por meio da pesquisa, da leitura dos teóricos e das questões das discussões em sala de aula, adotaram postura de reflexão diante dos embates vividos em seu cotidiano escolar e um novo olhar sobre os diferentes modos de ensinar. Neste artigo a discussão se dará através da análise da categoria: Caracterização da Prática Pedagógica do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.