O ENSINO DO ESPANHOL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES EM TORNO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA
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Ainda, a Educação de Jovens e Adultos, modalidade da educação básica, sofre resistência semelhante na busca de mais espaço e reconhecimento. Partimos do pressuposto de que a inclusão do espanhol no currículo da EJA pode enriquecer as aulas, conectando os alunos com outras culturas e temas diversos, possibilitando que essas aulas se tornem atrativas para os alunos, o que facilitará a assimilação dos assuntos. A pesquisa, que se configura em um estudo bibliográfico, está embasada em autores que abordam os temas relacionados à EJA e à formação de professores de língua estrangeira. São eles: Arroyo (2007), Leffa (1988), Paraquett (2008), dentre outros. Observamos que é necessário refletir sobre as possibilidades de ensino da língua espanhola em turmas da EJA, que deve respeitar as especificidades dos alunos; e discutir o papel dos professores que vai além de preparar o aluno para o mercado de trabalho, como objetiva o Ensino Médio. Nas turmas de EJA, seja com Língua Espanhola ou com outro componente curricular, o ensino deve ser realizado de forma mais sensível, buscando ampliar a compreensão dos alunos sobre as temáticas que envolvam o cotidiano e melhorando sua qualidade de vida.\r\n \r\n Palavras-chave: Língua Espanhola, Lei 11.161, Educação de Jovens e Adultos. 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