O presente trabalho trata-se de uma pesquisa concluída realizada em uma Escola de Ensino Médio da rede pública do município de Itapororoca-PB. Os objetivos da pesquisa é investigar, identificar e descrever, a partir da percepção dos alunos, quais fatores causam a evasão escolar dos alunos do Ensino Médio da escola em questão. No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para as escolas e essa é uma questão que ainda está muito distante de ser resolvida, pois os índices de abandono da escola têm aumentado a cada ano, principalmente no Ensino Médio. Sabe-se que a evasão escolar, geralmente, é provocada por diversos fatores, os mais comuns entre eles são: fatores econômicos, escola distante de casa, falta de transporte escolar, falta de incentivo dos pais, gravidez, dificuldade do aluno conciliar trabalho com estudo, problema encontrado na própria escola, desemprego, dentre outros. Na primeira etapa da pesquisa foi aplicado um questionário com 150 alunos do Ensino Médio, em seguida os dados foram coletados, analisados e assim foi possível concluir que mesmo com grandes avanços na educação o problema da evasão escolar no Ensino Médio ainda persiste, sobretudo na escola pesquisada. No entanto, a maioria dos participantes da pesquisa evidenciaram as condições socioeconômicas como um dos principais motivos que o conduziram ao abandono da escola. Dessa forma, é necessário formular, inserir e executar estratégias de incentivos que envolvam a escola, os alunos, os pais e o Estado, possibilitando assim, uma diminuição desse altos índices de evasão escolar.