OS SABERES CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO A PARTIR DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RECIFE.
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Participaram vinte docentes de duas escolas da rede municipal do Recife/PE/Brasil e como instrumento de recolha de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as representações apresentadas pelos participantes são elaboradas a partir das interações existentes em seus ambientes de convivência, e, dos saberes socializados ao longo da carreira, predominando ainda a perspectiva tradicional; sugerindo assim, para concepções de formação de professores como um manual de instruções com estratégias didáticas padronizadas para lidar com as dificuldades do sistema educacional. A pesquisa revelou ainda que, os docentes, constroem representações, adotam posturas e possuem intencionalidades que vão se identificar com o jogo social instituído, pautando-se de acordo com a pressão das conformidades sociais, confrontos e/ou contradições das instituições. Nesses confrontos, contradições e consensos, o professor constrói seus laços com a escola, os estudantes, a profissão. 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