O ingresso no ensino superior tem passado por diversas transformações no que tange aos mecanismos de seleção atuais. Diversas pesquisas recentes têm sido realizadas visando investigar os fatores que influenciam na escolha pelos cursos de formação de professores. Esse trabalho tem como objetivo analisar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com os estudantes ingressantes no curso de licenciatura em física da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa visou investigar o perfil originário desses estudantes, os motivos que os influenciaram na escolha pelo curso, suas aspirações futuras e a opinião em relação à valorização docente e aos motivos que geram a desistência da carreira docente. Para tanto fizemos uso de um questionário dividido em 3 partes com 15 perguntas. Obtivemos como resultado que a maioria dos estudantes ingressou no curso por afinidade com a área, mercado de trabalho amplo e em certo grau por influência dos professores. Grande parte dos estudantes não pretende atuar na educação básica e as justificativas dadas por eles estão centradas nos baixos salários, na falta de reconhecimento por parte da sociedade e na precariedade das escolas púbicas. Diante desse contexto entendemos que investigar os estudantes ingressantes é importante para compreendermos os reais motivos da escolha dos cursos de licenciatura e as causas que levam a grande evasão e desistência nesses cursos, bem como entender de que forma alguns problemas atuais da valorização docente podem influenciar na escolha profissional e na atuação desses futuros professores na educação básica.