AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15559 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2677 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS." "resumo" => "Nos dias atuais, estamos vivenciando mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que consequentemente vem afetando os modos de ensinar e aprender no espaço escolar. A utilização das TIC se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, sendo capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa. A utilização de softwares educacionais contribui na aprendizagem de conceitos científicos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática auxiliada pelo uso de um software educacional (Crocodile Chemistry) para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com 15 estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado à escala de Likert contendo quatro perguntas. Para análise dos dados buscou-se representá-los em gráficos que em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os licenciandos aprovaram a proposta didática auxiliada pelo uso das TIC’s, afirmando que ela poderá contribuir para promover uma aprendizagem significativa nas aulas de Química Inorgânica no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC, SOFTWARE, FUNÇÕES INORGÂNICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1255_09092015234903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELAYNE SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JOSY ROCHA" "autor_email" => "joosyr_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15559 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2677 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS." "resumo" => "Nos dias atuais, estamos vivenciando mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que consequentemente vem afetando os modos de ensinar e aprender no espaço escolar. A utilização das TIC se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, sendo capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa. A utilização de softwares educacionais contribui na aprendizagem de conceitos científicos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática auxiliada pelo uso de um software educacional (Crocodile Chemistry) para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com 15 estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado à escala de Likert contendo quatro perguntas. Para análise dos dados buscou-se representá-los em gráficos que em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os licenciandos aprovaram a proposta didática auxiliada pelo uso das TIC’s, afirmando que ela poderá contribuir para promover uma aprendizagem significativa nas aulas de Química Inorgânica no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC, SOFTWARE, FUNÇÕES INORGÂNICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1255_09092015234903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELAYNE SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JOSY ROCHA" "autor_email" => "joosyr_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }