Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, ESTUDO DO MEIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16441
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 3573
    "titulo" => "O ESTUDO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico em uma escola da rede privada de ensino, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, no município de Alagoa Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de quilombo de Caiana dos Crioulos, também situado no município citado, buscando contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvida nesse Estudo do Meio, serviu como base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas disciplinas, que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em alguns momentos de forma integrada entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia, contribui para a quebra de um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, ESTUDO DO MEIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID3573_17082015090011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISÉLIO MARQUES PEQUENO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "GISÉLIO"
    "autor_email" => "giseliodedeus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16441
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 3573
    "titulo" => "O ESTUDO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico em uma escola da rede privada de ensino, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, no município de Alagoa Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de quilombo de Caiana dos Crioulos, também situado no município citado, buscando contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvida nesse Estudo do Meio, serviu como base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas disciplinas, que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em alguns momentos de forma integrada entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia, contribui para a quebra de um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, ESTUDO DO MEIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID3573_17082015090011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISÉLIO MARQUES PEQUENO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "GISÉLIO"
    "autor_email" => "giseliodedeus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico em uma escola da rede privada de ensino, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, no município de Alagoa Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de quilombo de Caiana dos Crioulos, também situado no município citado, buscando contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvida nesse Estudo do Meio, serviu como base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas disciplinas, que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em alguns momentos de forma integrada entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia, contribui para a quebra de um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.