O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de analisar como os deficientes visuais (DV) constroem os conceitos geográficos de lugar e paisagem no Instituto dos Cegos de Campina Grande (IC/CG) utilizando-se de maquetes interativas. Este trabalho tem relevância social e acadêmica, porque existem estudos sobre a construção conceitual geográfica em estudantes videntes, porém com estudantes cegos esta análise não tem sido evidenciada. A metodologia utilizada é a qualitativa, a partir da pesquisa participante. Entre os instrumentos metodológicos destacamos: o estudo preliminar e provisório do grupo do IC/CG, a observação como atividade contínua; os registros dos depoimentos dos sujeitos e as análises de suas percepções sobre os conceitos enfatizados. Nos resultados foram evidenciados níveis de evolução diferenciados na construção dos conceitos geográficos dos estudantes cegos, mas que com a mediação dos pesquisadores conseguiam avançar em suas conceituações. Isto demonstra a necessidade de melhoria na formação dos profissionais da educação geográfica, como também de investimentos em instrumentos pedagógicos adequados para os deficientes visuais, pois estes são sujeitos construtores de conhecimentos que avançam de forma crítica e consciente, bastando dar as condições para que este processo se efetive.