De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 24% da população brasileira, possui algum tipo de deficiência, o que impõe ao Estado a responsabilidade de criar condições de igualdade, em todos os níveis, para que ocorra uma inclusão de forma adequada dessas pessoas. Uma vez que é a partir da educação que são criadas as condições necessárias para que um indivíduo possa ser preparado para os desafios da sociedade moderna.
Para atender as demandas presentes na educação de pessoa com deficiência é fundamental que ocorra a construção de uma nova prática e de materiais a serem utilizados em sala de aula. De forma que estes possam atender as necessidades de mudanças metodológicas para a abordagem dos conceitos que fazem parte do conteúdo ministrado pelo professor. Nesse trabalho é apresentado o processo de construção de um material para ensino de “Matrizes e Determinantes” e sua adaptação para que pudesse ser impresso utilizando a grafia Braile, bem como a reestruturação do material inicial devido a necessidade de melhor apresentação dos conteúdos.
Percebemos que dentro desse trabalho a construção do material didático deixou de ser uma linha de etapas, passando a ser um ciclo de avaliação e reavaliação do conteúdo do texto que será destinado aos alunos, onde a inclusão acontece de forma mais plena, permitindo que todos sejam envolvidos no mesmo processo.