Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PORTFÓLIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REGISTRO REFLEXIVO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16752
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 432
    "inscrito_id" => 5540
    "titulo" => "PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => """
      PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL\r\n
      \r\n
      Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n
      \r\n
      Profa. Ms. UEPB\r\n
      E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n
      \r\n
      Aldeci Luiz de Oliveira\r\n
      \r\n
      Profa. Dra. PMCG\r\n
      E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do  aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos  e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica  e criativa.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REGISTRO REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID5540_10082015154403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES CIRNE DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "LOURDINHA"
    "autor_email" => "lourdinhacdiniz@oi.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16752
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 432
    "inscrito_id" => 5540
    "titulo" => "PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => """
      PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL\r\n
      \r\n
      Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n
      \r\n
      Profa. Ms. UEPB\r\n
      E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n
      \r\n
      Aldeci Luiz de Oliveira\r\n
      \r\n
      Profa. Dra. PMCG\r\n
      E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do  aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos  e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica  e criativa.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REGISTRO REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID5540_10082015154403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES CIRNE DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "LOURDINHA"
    "autor_email" => "lourdinhacdiniz@oi.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes Cirne Diniz Profa. Ms. UEPB E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com RESUMO O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica e criativa. Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.