O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL, 2000-2014
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Estudos de descrição e análise da produção acadêmica em determinado campo, comumente denominados “pesquisas do estado da arte”, permitem conhecer melhor essa produção. \r\n O levantamento de publicações referentes ao Ensino de Química no Brasil foi realizado junto aos seguintes bancos de dados: SciELO, Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, disponíveis na Internet. Após ser realizado o levantamento, preliminar e descritivo de maneira minuciosa nos bancos virtuais. Realizou-se a leitura cuidadosa dos títulos dos trabalhos e seus respectivos resumos, para determinação de sua classificação quanto pertencente ou não ao grupo de trabalhos procurados.\r\n O levantamento possibilitou a analise 25 artigos da base de dados SciELO e seis dissertações e cinco teses nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, totalizando 36 publicações sobre a temática o Ensino da Química no Brasil no período de 2000 a 2014.\r\n O estudo aponta maior preocupação com o Ensino superior, nos quais o currículo de Química é ensinado com mais objetividade, seguido da educação do ensino médio, onde são identificados mais problemas conceituais e carência de recursos didáticos, visto uma parte considerável das escolas públicas não disporem de laboratório onde os jovens possam experenciar o que é visto teoricamente. 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