Nos últimos 10 anos vários projetos de Ensino de Química foram desenvolvidos e publicados, constituindo uma importante alternativa para professores que, até então, só dispunham de livros didáticos pouco adequados a um processo significativo de ensino e aprendizagem, conforme evidenciam as inúmeras pesquisas realizadas sobre tais materiais.
Fundamentados em concepções construtivistas, na articulação entre os níveis fenomenológicos e teóricos conceitual da química e de suas relações com a sociedade, tais projetos vêm contribuindo para a melhoria, principalmente do ensino médio, de química (SCHNETZLER, 2002).
A pesquisa acadêmica no campo de Ensino de Química em programas de pós-graduação vem se desenvolvendo no Brasil de maneira expressiva havendo uma produção significativa de conhecimentos.
Considerando a produção nesse campo do conhecimento o presente trabalho buscou verificar o “Estado da Arte” do Ensino de Química no Brasil, bem como gerar informações sobre as possíveis lacunas e carências no Ensino de Química.
A presente pesquisa trata-se de um estudo de revisão bibliográfica do tipo descritiva relacionada ao campo do Ensino de Química no Brasil. Estudos de descrição e análise da produção acadêmica em determinado campo, comumente denominados “pesquisas do estado da arte”, permitem conhecer melhor essa produção.
O levantamento de publicações referentes ao Ensino de Química no Brasil foi realizado junto aos seguintes bancos de dados: SciELO, Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, disponíveis na Internet. Após ser realizado o levantamento, preliminar e descritivo de maneira minuciosa nos bancos virtuais. Realizou-se a leitura cuidadosa dos títulos dos trabalhos e seus respectivos resumos, para determinação de sua classificação quanto pertencente ou não ao grupo de trabalhos procurados.
O levantamento possibilitou a analise 25 artigos da base de dados SciELO e seis dissertações e cinco teses nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, totalizando 36 publicações sobre a temática o Ensino da Química no Brasil no período de 2000 a 2014.
O estudo aponta maior preocupação com o Ensino superior, nos quais o currículo de Química é ensinado com mais objetividade, seguido da educação do ensino médio, onde são identificados mais problemas conceituais e carência de recursos didáticos, visto uma parte considerável das escolas públicas não disporem de laboratório onde os jovens possam experenciar o que é visto teoricamente. Observa-se a falta de interesse no ensino fundamental e na formação inicial que é a base para o conhecimento das demais fases. Estes resultados demonstram a urgente necessidade de uma maior atenção para as séries iniciais e o investimento de pesquisas para outras regiões do país e do estado do Piauí, especificamente.