OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16622 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 997 "inscrito_id" => 7067 "titulo" => "OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA" "resumo" => "Os índices de insucesso escolar carregam marcas do ensino de matemática, muitas vezes é fragilizado. Considerando esse contrassenso, essa tessitura sustenta-se na hipótese de que as atitudes, as crenças e as emoções influenciam o (in)sucesso na aprendizagem da matemática. Pretendemos neste trabalho analisar as crenças em face deste domínio de aprendizagem, a utilidade dos conhecimentos matemáticos e a confiança dos/as alunos/as na sua competência para estas aprendizagens. Com apoio na abordagem qualitativa do tipo exploratória realizamos rodas de conversas com alunos/as de duas turmas de graduação da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sendo uma turma de graduandos/as do Curso de Pedagogia, discentes da disciplina Didática da Matemática e outra do Curso de Matemática, discentes da disciplina Psicologia da Educação. Em seus espaços e contextos formativos específicos, os/as alunos/as foram acolhidos/as e motivados a falar sobre suas crenças e percepções sobre o conhecimento matemático. Os/as jovens demonstraram acanhamentos sutis em relações de gênero que se mostraram imperceptíveis para nossos/as estudantes como fator que influencia no desenvolvimento e no rendimento da aprendizagem. Este silenciamento sobre as relações de gênero indica a naturalização dessas questões no ensino da matemática. Tão naturais que se tornaram quase invisíveis e silenciadas por todas/os. Não perceber como as relações de gênero influenciam no ensino e na aprendizagem da matemática é desperdiçar oportunidades de enriquecimento do processo de formação docente. É deixar de proporcionar melhores condições de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID7067_23082015134839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA BARRA" "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16622 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 997 "inscrito_id" => 7067 "titulo" => "OLHARES DE GÊNERO FACE À MATEMÁTICA" "resumo" => "Os índices de insucesso escolar carregam marcas do ensino de matemática, muitas vezes é fragilizado. Considerando esse contrassenso, essa tessitura sustenta-se na hipótese de que as atitudes, as crenças e as emoções influenciam o (in)sucesso na aprendizagem da matemática. Pretendemos neste trabalho analisar as crenças em face deste domínio de aprendizagem, a utilidade dos conhecimentos matemáticos e a confiança dos/as alunos/as na sua competência para estas aprendizagens. Com apoio na abordagem qualitativa do tipo exploratória realizamos rodas de conversas com alunos/as de duas turmas de graduação da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sendo uma turma de graduandos/as do Curso de Pedagogia, discentes da disciplina Didática da Matemática e outra do Curso de Matemática, discentes da disciplina Psicologia da Educação. Em seus espaços e contextos formativos específicos, os/as alunos/as foram acolhidos/as e motivados a falar sobre suas crenças e percepções sobre o conhecimento matemático. Os/as jovens demonstraram acanhamentos sutis em relações de gênero que se mostraram imperceptíveis para nossos/as estudantes como fator que influencia no desenvolvimento e no rendimento da aprendizagem. Este silenciamento sobre as relações de gênero indica a naturalização dessas questões no ensino da matemática. Tão naturais que se tornaram quase invisíveis e silenciadas por todas/os. Não perceber como as relações de gênero influenciam no ensino e na aprendizagem da matemática é desperdiçar oportunidades de enriquecimento do processo de formação docente. É deixar de proporcionar melhores condições de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID7067_23082015134839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA BARRA" "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }