Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15581
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1415
    "inscrito_id" => 4544
    "titulo" => "BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID4544_06092015072733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15581
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1415
    "inscrito_id" => 4544
    "titulo" => "BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID4544_06092015072733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.