O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana.