PSICOLOGIA ESCOLAR E INTERCULTURALISMO: AS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR O RACISMO NA ESCOLA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16847 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2020 "inscrito_id" => 5809 "titulo" => "PSICOLOGIA ESCOLAR E INTERCULTURALISMO: AS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR O RACISMO NA ESCOLA" "resumo" => "Considerando as discussões atuais no âmbito das ciências humanas sobre multiculturalismo, relações interétnicas e instituições do saber, o presente trabalho objetivou dissertar sobre os principais argumentos produzidos na defesa do multiculturalismo na escola, realizando o procedimento técnico de revisão bibliográfica e provocando a temática através do método exploratório de pesquisa nas principais bases de dados, a saber: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), Portal de Periódicos da PUCRS (ediPUCRS) e ScientificElectronic Library Online (SciELO) a fim de gerar maior familiaridade com o tema. Os resultados encontrados foram confrontados para legitimar a posição da escola como transformadora da realidade e fundamental para a luta contra a superioridade de uma descendência étnica sobre outra. Essas são questões que nos levam a buscar referências nas discussões históricas e pedagógicas em prol de uma reflexão psicossocial para a resolução do conflito entre etnias na sociedade. A análise da literatura mostrou que nas aplicações educacionais, a psicologia pode contribuir com a provocação de questionamentos objetivados para a diminuição de discriminação, racismo e preconceito sob a valorização de uma cultura, à outra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5809_08092015180311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAIANA COSTA GAMA" "autor_nome_curto" => "INAIANA" "autor_email" => "inaianagama@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16847 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2020 "inscrito_id" => 5809 "titulo" => "PSICOLOGIA ESCOLAR E INTERCULTURALISMO: AS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR O RACISMO NA ESCOLA" "resumo" => "Considerando as discussões atuais no âmbito das ciências humanas sobre multiculturalismo, relações interétnicas e instituições do saber, o presente trabalho objetivou dissertar sobre os principais argumentos produzidos na defesa do multiculturalismo na escola, realizando o procedimento técnico de revisão bibliográfica e provocando a temática através do método exploratório de pesquisa nas principais bases de dados, a saber: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), Portal de Periódicos da PUCRS (ediPUCRS) e ScientificElectronic Library Online (SciELO) a fim de gerar maior familiaridade com o tema. Os resultados encontrados foram confrontados para legitimar a posição da escola como transformadora da realidade e fundamental para a luta contra a superioridade de uma descendência étnica sobre outra. Essas são questões que nos levam a buscar referências nas discussões históricas e pedagógicas em prol de uma reflexão psicossocial para a resolução do conflito entre etnias na sociedade. A análise da literatura mostrou que nas aplicações educacionais, a psicologia pode contribuir com a provocação de questionamentos objetivados para a diminuição de discriminação, racismo e preconceito sob a valorização de uma cultura, à outra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5809_08092015180311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INAIANA COSTA GAMA" "autor_nome_curto" => "INAIANA" "autor_email" => "inaianagama@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }